computação em

Portugal

Implementação do programa da ENSICO
à escala nacional.

Registe-se Já

Implementação nacional do programa da ENSICO.

A 1.ª fase (manifestação de interesse) decorrerá até dia 20 de dezembro de 2024 e servirá para
registar o interesse dos agrupamentos de escola em iniciar aulas de computação no 1.º ciclo do EB.

Interesse

Estamos a mobilizar todas as escolas em Portugal para que façam parte deste movimento transformador.

Formação

As ações de formação (acreditadas) de professores iniciar-se-ão em março de 2025.

Aulas

As aulas de computação no 1º Ciclo (1º e 2º anos) iniciar-se-ão em setembro de 2025.

A Jornada

Desde 2020 até agora.

Este percurso foi crucial para adquirir a experiência e os conhecimento necessários para criar um currículo abrangente
e inovador, tendo em vista a introdução do ensino da computação no sistema de ensino Português.

Escolas

0

Professores

0

Alunos

0

Aulas

0
Monção​
EB Estrada, EB Pias, EB Vale do Mouro, EB José Pinheiro Gonçalves.
Bragança
EBS Miguel Torga.
São João da Pesqueira
Ervedosa do Douro, Paredes da Beira, Castanheira do Sul, Trevões.
Mirandela
Escola Básica do Fomento, Escola Básica Luciano Cordeiro, Escola Básica do Convento, Escola Básica de Pereira, Escola Básica dos 1.º e 2.º Ciclos de Torre de Dona Chama.
Arcos de Valdevez
EB 23/S Arcos de Valdevez, EB Padre Himalaya, EB Dr. Manuel da Costa Brandão, EB Prof. António Melo Machado.
Vila do Conde
ES D. Afonso Sanches.
Gondomar
EB Gens, EB Jancindo, EB Outeiro, EB Atães.
Porto
EB Manoel de Oliveira, EB da Ponte, EB da Vilarinha, EB Fonte da Moura, ES Garcia de Orta, EB Francisco Torrinha, ES Cerco do Porto, Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Grande Colégio Universal.
Matosinhos
Colégio Efanor, EB Maria Manuela de Sá.
Lisboa
Colégio Valsassina.
Cascais
Frei Gonçalo de Azevedo, Matilde Rosa Araújo, Parede, Ibn Mucana, São João Estoril, Alvide, Alapraia, Cascais, Cidadela, Colégio Amor de Deus.
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A Metodologia ENSICO

Quando começar, o que ensinar e como ensinar.

A ENSICO acredita que o futuro começa cedo e defende, por isso, uma iniciação à computação simples e acessível:
uma folha de papel, um lápis e, acima de tudo, a magia da criatividade em ação.

1.º Ciclo

Dos 6 aos 9 anos

Nos dois primeiros anos do 1.º ciclo, a metodologia da ENSICO incide sobre aprendizagens sem recurso a computador (unplugged) e iniciadas através de histórias, com personagens cativantes e implicitamente ligadas a matérias de computação.

Nos dois últimos anos do 1.º ciclo, a metodologia da ENSICO procura alavancar o ensino da computação na aprendizagem da matemática e do português (e, eventualmente, outras línguas). Iniciam-se também as primeiras aulas em computador em formato semi-plugged e plugged.

1.º Ciclo

2.º Ciclo

Dos 10 aos 11 anos

No primeiro ano do 2.º ciclo, a metodologia da ENSICO continua a alavancar o ensino da computação na aprendizagem da matemática e das línguas.

Durante o 2.º ciclo dá-se também continuidade às experiências no computador, quer em formato semi-plugged quer em formato plugged, que os alunos tiveram no final do 1º ciclo, levando-os a escrever os primeiros modelos de dados e os primeiros algoritmos, recorrendo a uma linguagem de programação.

2.º Ciclo

3.º Ciclo

Dos 12 aos 14 anos

No 3.º ciclo, a metodologia da ENSICO procura consolidar as aprendizagens explorando o conceito de função (matemática). É por isso adotado, de forma explícita, o paradigma de programação funcional.

O recurso a aulas em computador, em formato plugged, intensifica-se ao ponto de iniciar atividades de programação em modo colaborativo, recorrendo a editores de programação avançados.

3.º Ciclo

Secundário

Dos 15 aos 17 anos

Beneficiando de todos os conhecimentos adquiridos no ensino básico, a metodologia da ENSICO incide sobre a aprendizagem e exploração de domínios computacionalmente relevantes, como é o caso da Inteligência Artificial, por exemplo.

A exploração desses domínios será feita através da utilização de ambientes de programação avançados e de linguagens de programação com ecossistemas de bibliotecas ricos e pedagogicamente relevantes, como, por exemplo, o Python.

Secundário

Computing and Maths are genuinely symbiotic. Not just a way to do maths better, but a way to do better maths.

Simon Peyton Jones

O Impacto

Um programa estruturado para a integração do pensamento computacional
nos 12 anos de escolaridade obrigatória.

[...] data precede algorithms: you must have some objects before you can perform operations on them.

Niklaus Wirth

Literacia Computacional

Enquanto membro do consórcio Informatics for All, a ENSICO subscreve o acordo Informatics Reference Framework, que defende que

[…] informatics should exist as a discipline at all stages of the school curriculum, starting early in primary school and continuing to exist and develop through upper secondary school. Moreover, we suggest that education in informatics should be compulsory for all pupils from primary through secondary education, having a status and standing similar to that of language and mathematics. Well-educated teachers and teacher-teachers are essential to realise this vision.

Computação é muito mais do que computadores e pode bem ser ensinada sem eles.

Apoios

QUESTÕES?

Curioso sobre a nossa missão e objectivos? Estamos aqui para partilhar a nossa visão e transformar as suas dúvidas em inspiração.
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