Registe-se Já
Implementação nacional do programa da ENSICO.
A 1.ª fase (manifestação de interesse) decorrerá até dia 20 de dezembro de 2024 e servirá para
registar o interesse dos agrupamentos de escola em iniciar aulas de computação no 1.º ciclo do EB.
Interesse
Estamos a mobilizar todas as escolas em Portugal para que façam parte deste movimento transformador.
Formação
As ações de formação (acreditadas) de professores iniciar-se-ão em março de 2025.
Aulas
As aulas de computação no 1º Ciclo (1º e 2º anos) iniciar-se-ão em setembro de 2025.
A Jornada
Desde 2020 até agora.
Este percurso foi crucial para adquirir a experiência e os conhecimento necessários para criar um currículo abrangente
e inovador, tendo em vista a introdução do ensino da computação no sistema de ensino Português.
Escolas
Professores
Alunos
Aulas
A Metodologia ENSICO
Quando começar, o que ensinar e como ensinar.
A ENSICO acredita que o futuro começa cedo e defende, por isso, uma iniciação à computação simples e acessível:
uma folha de papel, um lápis e, acima de tudo, a magia da criatividade em ação.
1.º Ciclo
Dos 6 aos 9 anos
Nos dois últimos anos do 1.º ciclo, a metodologia da ENSICO procura alavancar o ensino da computação na aprendizagem da matemática e do português (e, eventualmente, outras línguas). Iniciam-se também as primeiras aulas em computador em formato semi-plugged e plugged.
2.º Ciclo
Dos 10 aos 11 anos
Durante o 2.º ciclo dá-se também continuidade às experiências no computador, quer em formato semi-plugged quer em formato plugged, que os alunos tiveram no final do 1º ciclo, levando-os a escrever os primeiros modelos de dados e os primeiros algoritmos, recorrendo a uma linguagem de programação.
3.º Ciclo
Dos 12 aos 14 anos
O recurso a aulas em computador, em formato plugged, intensifica-se ao ponto de iniciar atividades de programação em modo colaborativo, recorrendo a editores de programação avançados.
Secundário
Dos 15 aos 17 anos
A exploração desses domínios será feita através da utilização de ambientes de programação avançados e de linguagens de programação com ecossistemas de bibliotecas ricos e pedagogicamente relevantes, como, por exemplo, o Python.
Computing and Maths are genuinely symbiotic. Not just a way to do maths better, but a way to do better maths.
Simon Peyton Jones
[...] data precede algorithms: you must have some objects before you can perform operations on them.
Literacia Computacional
[…] informatics should exist as a discipline at all stages of the school curriculum, starting early in primary school and continuing to exist and develop through upper secondary school. Moreover, we suggest that education in informatics should be compulsory for all pupils from primary through secondary education, having a status and standing similar to that of language and mathematics. Well-educated teachers and teacher-teachers are essential to realise this vision.